O que são Custos Variáveis?
Os custos variáveis são aqueles que estão diretamente relacionados à produção ou à venda de um produto ou serviço. Eles variam de acordo com a quantidade produzida ou vendida, ou seja, quanto maior a produção ou venda, maiores serão os custos variáveis. Esses custos são diferentes dos custos fixos, que são aqueles que não variam de acordo com a produção ou venda.
Exemplos de Custos Variáveis
Existem diversos exemplos de custos variáveis que podem ser encontrados em diferentes tipos de negócios. Alguns dos principais exemplos são:
Matéria-prima
A matéria-prima é um dos principais custos variáveis em muitos negócios. Ela é utilizada na produção de um produto e seu custo varia de acordo com a quantidade utilizada. Quanto mais matéria-prima é utilizada, maior será o custo variável relacionado a ela.
Mão de obra
A mão de obra também pode ser considerada um custo variável, principalmente em negócios que possuem uma equipe de funcionários que trabalham diretamente na produção ou venda de um produto ou serviço. O custo com a mão de obra varia de acordo com a quantidade de horas trabalhadas ou comissões pagas aos vendedores, por exemplo.
Energia elétrica
A energia elétrica é um custo variável que pode ser encontrado em diversos tipos de negócios. O consumo de energia elétrica varia de acordo com a produção ou venda, e o custo também varia de acordo com a quantidade consumida.
Transporte
O transporte de produtos ou serviços também pode ser considerado um custo variável. O custo com transporte varia de acordo com a quantidade de produtos transportados ou com a distância percorrida, por exemplo.
Comissões de vendas
Em negócios que possuem uma equipe de vendas, as comissões pagas aos vendedores podem ser consideradas custos variáveis. O valor das comissões varia de acordo com a quantidade de vendas realizadas.
Embalagens
Embalagens utilizadas para acondicionar produtos também podem ser consideradas custos variáveis. O custo com embalagens varia de acordo com a quantidade de produtos embalados.
Benefícios aos funcionários
Os benefícios oferecidos aos funcionários, como vale-refeição e vale-transporte, por exemplo, também podem ser considerados custos variáveis. O valor desses benefícios varia de acordo com a quantidade de funcionários e a quantidade de dias trabalhados.
Marketing e publicidade
Os custos com marketing e publicidade também podem ser considerados custos variáveis, principalmente em negócios que investem em campanhas publicitárias ou ações de marketing. O valor investido nessas ações varia de acordo com a quantidade de campanhas realizadas ou ações promocionais.
Manutenção de equipamentos
A manutenção de equipamentos utilizados na produção ou venda de um produto ou serviço também pode ser considerada um custo variável. O valor gasto com a manutenção varia de acordo com a quantidade de equipamentos e a frequência de manutenção necessária.
Seguros
Os custos com seguros também podem ser considerados custos variáveis, principalmente em negócios que possuem seguros para proteger seus produtos, equipamentos ou funcionários. O valor do seguro varia de acordo com o valor segurado e a quantidade de seguros contratados.
Impostos
Os impostos também podem ser considerados custos variáveis, pois variam de acordo com a quantidade de produtos vendidos ou serviços prestados. O valor dos impostos varia de acordo com a legislação tributária vigente.
Considerações finais
Os custos variáveis são uma parte importante da gestão financeira de um negócio, pois influenciam diretamente na lucratividade e na tomada de decisões estratégicas. É fundamental identificar e acompanhar esses custos para garantir a saúde financeira da empresa.